sexta-feira, 25 de julho de 2008

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA

Proposta para organização da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no extremo Norte de Mato Grosso

1 - Mobilização dos criadores que pretendem produzir carcaças de alto padrão para o mercado nacional e internacional a partir de 50 matrizes até 2000 por produtor.
2 - Mobilização de um plantel de 34000 matrizes, prevendo uma produção de 44.200 nascimentos para o primeiro ano, sendo 22100 fêmeas e 22100 borregos, descontando-se aproximadamente 4420 machinhos que não apresentariam condições mínimas para o abate com a qualidade necessária ao mercado consumidor e 3315 machinhos normalmente absorvidos pelo mercado clandestino, sobrando 13365 para o abate de uma média de 50 animais por dia para a exportação para o mercado nacional e internacional. Estes números aqui analisados levam em consideração que ainda não há matrizes e carcaças de alto padrão genético na região e a necessidade de que a implementação deve ser local, devido ao problema de adaptação de animais importados de outras regiões.
3 – Estímulo para a produção de ovinos e caprinos orgânicos, iniciando com produtores com produção convencional, passando pelo processo de transição para produção de animais saudáveis e oferecimento de carcaças com alto padrão de qualidade e com esse diferencial.
4 - Organização jurídica de uma Unidade de Processamento de Carnes, com Inspeção Federal, de propriedade dos produtores de ovinos e caprinos e busca de recursos através de parceiros financiadores de agrindústrias.
5 – Criação de uma estrutura própria de assistência técnica especializada para apoio às necessidades sanitárias, melhoramento genético, melhoria do rebanho, manejo, cruzamento industrial e sustentabilidade da atividade local.
6 – Estudos do mercado para carcaças, couro, vísceras e demais produtos da matéria prima existente.
7 - Busca de apoio à organização nos serviços do SEBRAE, COOPERAGREPA, Território Portal da Amazônia, governos etc...
8 - Respeito ao meio ambiente e busca da certificação das propriedades rurais que produzem ovinos e caprinos.
9 – Evitar ao máximo possível a participação do atravessador entre o produtor e o consumidor final.
10 – Ser uma atividade organizada, respeitando a legislação vigente, sustentável e em crescimento constante, proporcionando renda aos produtores, serviços às comunidades e o desenvolvimento ao Território Portal da Amazônia.
Esta proposta visa inicialmente atender aos produtores que já se dedicam à atividade nos municípios do Território Portal da Amazônia.
Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da Cadeia Produtiva.

Nenhum comentário: