sábado, 23 de agosto de 2008

Resultados do Encontro de Guarantã em 22 e 23 de agosto/08

Após dois dias de debates sobre a organização da Cadeia Produtiva de ovinos e caprinos chegou-se aos seguintes resultados:
Foram levantados todos os gargalos que afetam a atividade e o Sebrae fará relatório posteriormente. Também foi levantado as oportunidades que a atividade oferece.
Decidiu-se que é necessãrio unir os produtores orgânicos e os Produtores Convencionais, para dar escala e atender inicialmente uma demanda de 50 carcaças de cordeiros por dia.
Também saiu um acordo entre as cooperativas Cooperagrepa, Coopergurantã e a Coopernova para criar uma Unidade De Processamento conjunta. O SEBRAE será um grande apoiador do projeto e o Banco do Brasil oferecerá o DRS como uma possibilidade de apoio a Agroindústria.
Estiveram presentes produtores de Colíder, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Terra Nova do Norte. Também participaram: A Ednice, lider do SEBRAE, em ovinocultura em Mato Grosso, Everton do MT Regional do Governo do estado de Mato Grosso, Domingos Jari Vargas, presidente da Cooperagrepa, Pedro José Sala, presidente da Cooperguarantã, Daniel presidente da Coopernova, Edson, representante regional do DRS do Banco do Brasil, Antônio Luis, representante do Sindicato Rural de Colíder, Portela, representante do Núcleo de ovinos de Peixoto de Azevedo, Altevir Oz de Matupá, André de Novo Mundo, e mais alguns produtors de Guarantã e região. Os trabalhos foram conduzidos pelo Articulador Regional da cadeia produtiva e o SEBRAE.
Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da Cadeia Produtiva

Reunião Preparatória, dia 21 em Guarantã

A reunião preparatória para o encontro dos ovinocaprinocultores aconteceu no dia 21, quinta -feira à tarde em Guarantã e contou com a presença do Presidente da Cooperagrepa, com o presidente da Cooperguarantã, Everton do MT Regional do governo de Mato Grosso, A lider em ovinocultura do SEBRAE de Mato Grosso, Pedro Paulo Borré, Articulador Regional da Cadeia Produtiva de ovinos e caprinos, bem como alguns produtores de Guarantâ, Novo Mundo e Peixoto de Azevedo.
Nesse momento foi feito um alinhamento para condução dos trabalhos para organização da atividade e criação de uma Unidade de processamento da carne desses animais.
Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da Cadeia Produtiva.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Encontro em Guarantã - veja Programação

Programação para o encontro em Guarantã foi alterada. Veja como ficou:

Dia 21/08/08:

- Reunião com diretoria para identificação das necessidades;

Horário: As 14 h (com possibilidade alteração)Algumas lideranças responsáveis pelos encaminhamentos iniciais.



Dias 22 e 23/08/08:

- Curso de Desenvolvimento de Gestão de Lideranças, com atores da Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos. Estruturação do Plano de ação e revitalizando as Associações, Cooperativa e núcleos produtivos integrados ao projeto.

Horário: período integral

Dias 24/08/08:

- Visita em propriedade rural para conhecimento dos sistemas de criação e nível de tecnologia.

Atenciosamente,

Edenice Aparecida Ribeiro

Coordenadora Regional do Projeto Aprisco em Mato Grosso

(65) 3648 1280 - 9971 9362

E-mail: edenice.ribeiro@mt.sebrae.com.br

Home Page: www.mt.sebrae.com.br

Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da Cadeia Produtiva.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

REUNIÃO EM GUARANTÃ

Nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto será realizada uma reunião de trabalho para organizar a cadeia produtiva de ovinos e caprinos na região. O evento acontecerá em Guarantã do Norte e terá a seguinte programação:
Dia 21/08/2008 - Período Matutino:
Apresentação da proposta de organização da cadeia produtiva de ovinos e caprinos a todos os produtores, com fins de se implantar uma unidade própria de processamento de carnes.
Dia 21/08/2008 - Período Vespertino:
1 - Apresentação da proposta do SEBRAE, através da lider em ovinucultura do SEBRAE de Mato Grosso, EDNICE e representante da Agência do SEBRAE da região, Elisabeth.
2 - Discussões e possibilidades de produção da ovinocaprinocultura orgânica, incluindo produtores da Cooperagrepa, agricultura familiar e comercialização em rede e com marcas como Bioagrepa e Cooperagrepa, no mercado local e externo com a presença do Presidente da Cooperagrepa, Domingos Jari Vargas.
3 - Definição de uma linha única de atuação para a organização da cadeia produtiva do setor.
Dias 22 e 23/08/2008
1 - Elaboração de um plano de negócio para a cadeia produtiva, colocando em pauta questões que envolvem a produção, sanidade, manejo, logística, transformação e comercialização dos produtos da atividade, entre outros
Dia 24/08/2008 - Visita a algumas propriedades.
Pedimos que em cada cidade sejam organizados grupos para participarem da reunião confirmando a presença através do email borre@vsp.com.br
Dúvida pelo fone 99675474 - 35521489 - 35524253
Falar com Pedro Paulo
Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da cadeia produtiva.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Palestra em Guarantã

No dia 02 de agosto de 2008, às 11 horas, na tenda da ACRITÃ, em Guarantã do Norte, houve uma palestra sobre as sanidade dos ovinos e as causas das doenças. O evento contou com mais de 30 ovinovultores da região e mais outros de outras cidades de Mato Grosso, como Poconé, Sorriso, Nova Guarita, Rondonópolis, Alta Floresta, etc. Durante o evento foi divulgada a idéia de organização da cadeia produtiva de ovinos com fim de se implantar uma unidade de processamento de carnes.
Por Pedro Paulo Borré
Articulador Regional da Cadeia Produtiva